Pular para o conteúdo principal

Segurança


Saiba como se proteger do ransomware SAMAS, o vírus temido até pelo FBI

O vírus temido até pelo FBI

Novos tipos de vírus surgem a cada dia na internet. No entanto, um em especial vem tirando o sono de muita gente, até mesmo do FBI. O escritório de crimes virtuais do serviço de Inteligência dos Estados Unidos emitiu, no início de abril, uma nota sobre o ransomware SAMAS, um vírus capaz de criptografar e “sequestrar” arquivos de computadores ao redor do mundo. Além de afetar o dispositivo infectado, ele pode se espalhar por qualquer rede que o aparelho com o vírus se conectar.
O ataque não é notado até que o usuário tente acessar os dados (que podem ser documentos, vídeos, imagens), quando o malware informa que os arquivos foram codificados e só serão liberados mediante pagamento via moedas virtuais (bitcoins). Segundo um relatório da Kaspersky Lab, especialista em antivírus, o Brasil ocupa o incômodo 1º lugar dentre os países latino-americanos mais atacados pelo ransomware SAMAS. Confira então algumas dicas de como se proteger dessa ameaça:

Faça backup regularmente: Procure manter um calendário para fazer cópias de segurança de seus dados pelo menos uma vez por mês.
Tenha planos B e C: O ideal é possuir ao menos dois backups, um em nuvem e outro em um dispositivo físico como HD externo e pen drive. Manter mais de uma opção garante que você não terá problemas para recuperar os dados, caso uma das alternativas seja comprometido pelo vírus.
Cuidado com links: Não saia clicando em tudo o que chega. Os hackers mascaram os vírus em e-mails falsos, como promoções de lojas virtuais e comunicados de bancos. Tome cuidado também com mensagens de amigos e familiares que não fazem sentido, eles podem ter sido alvo de ataques virtuais.
Atenção ao nome dos arquivos: Vírus costumam ter extensões específicas (as três letras finais que vêm após o nome do documento). Fique atento a .EXE, .vbs e .SCR, que são as mais utilizadas pelos cibercriminosos. Para facilitar, habilite a opção de “mostrar a extensão de arquivos” em seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows, vá em “Opções de Pastas” no “Painel de Controle” e desmarque a opção de ocultar a extensão em “Modo de Exibição”.
Software em dia: Atualize regularmente seu sistema operacional, navegador e outros programas. Os vírus tendem a explorar vulnerabilidades dos sistemas e as atualizações têm como um dos objetivos corrigir as brechas e falhas existentes, aumentando a segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGURANÇA, WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar

WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar O mensageiro mais usado no mundo acaba de ganhar um recurso que oferece bem mais segurança aos usuários. A partir de agora, é possível ativar uma autenticação em duas etapas para logar no aplicativo do WhatsApp e impedir que terceiros acessem a sua conta usando o chip e o número de telefone. A atualização foi realizada ao mesmo tempo para os mais de 1,2 bilhão de usuários de Android, iOS e Windows Phone — a versão Web aparentemente foi deixada de fora, ao menos por enquanto. O recurso não está ativado por padrão e não é obrigatório, o que significa que você pode optar por acionar ou não a novidade.   Saiba mais:  Finalmente: Instagram coloca pesquisa na versão web.  Nessa autenticação, qualquer tentativa de verificar o seu número de telefone no WhatsApp só ocorre após você digitar uma senha de seis números, escolhida anteriormente pelo usuário. Como ativar 1)  É muito fácil: abra o a
Na prática: veja como a tecnologia pode melhorar o setor de TI de uma empresa 21/02/2017 Postado às 12h20 Representantes da fabricante global Bosh explicam como melhorar a entrega de serviço de TI com SAP HANA na plataforma IBM POWER8. Confira: Veja Também; Aplicativo já pode substituir o anticoncepcional na Europa; entenda o sucesso

A Revolução dos Micro-Momentos

O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micro-momentos – minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor. Leia mais sobre esse novo modelo mental para o marketing. simples ato de buscar e resolver algo pelo celular pode parecer muito comum nos dias de hoje. O que de fato é, uma vez que  94% dos usuários  de  smartphones  procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e  80% dos brasileiros  que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar, segundo recentes pesquisas do Google. É aqui que reside o ponto que muitas marcas ainda não prestaram a devida atenção. Os hábitos do consumidor mudaram graças à massificação do smartphone, no mundo e no Brasil. Por aqui, a internet já ultrapassou todas as outras mídias em