Pular para o conteúdo principal

Software permite que motoristas da Uber evitem cruzar-se com agentes policiais




Software permite que motoristas da Uber evitem cruzar-se com agentes policiais

New York Times revela que a empresa utilizou uma ferramenta electrónica que permite sinalizar os agentes da polícia nas proximidades para que possam ser evitados. Sistema terá sido utilizado nos EUA, na Austrália, na China, na Coreia do Sul e em Itália.




REUTERS/DADO RUVIC

A Uber terá utilizado durante anos, um pouco por todo o mundo, um programa informático para localizar, e dessa forma evitar, os agentes locais da autoridade.
A história é publicada esta sexta-feira pelo New York Times, citando quatro funcionários actuais e antigos da Uber, que divulgaram documentação e que se mantiveram sob anonimato. O programa envolve uma ferramenta denominada Greyball, que reúne dados recolhidos através da aplicação do serviço de transportes e outros mecanismos para identificar e evitar agentes policiais que se localizem nas proximidades, tendo sido aprovada pela equipa legal da empresa.
O Greyball faz parte também de um programa mais amplo, chamado VTOS, que significa, por extenso, “violation of terms of service” (violação dos termos de serviço). O programa começou a ser utilizado em 2014 e continua em funcionamento, maioritariamente em cidades fora dos EUA, escreve o New York Times. Cidades como Paris, Boston, Las Vegas ou países como Austrália, China, Coreia do Sul e Itália foram os locais onde se recorreu a este software.
Para se perceber o funcionamento da ferramenta, o New York Times recorre a um vídeo de 2014, em Portland, onde um polícia acabou por ser ludibriado. A Uber tinha sido ilegalizada nesta cidade americana, pelo que as autoridades iniciaram várias operações de fiscalização aos carros utilizados pela empresa. Concretamente, a estratégia da polícia era utilizar a aplicação para pedir um carro. Desta maneira, Erich England, passando-se por um passageiro, pediu transporte seguindo o trajecto dos carros pelo telefone. Porém, através do Greyball, os polícias foram sinalizados, permitindo que os condutores não respondessem ao pedido ou cancelassem o mesmo. Mais do que isso, relata o New York Times, a Uber coloca em funcionamento outra versão da sua aplicação onde os carros aí sinalizados são basicamente falsos. Outra possibilidade é fazer surgir a informação de que não existem carros disponíveis.



Outra das técnicas relatadas pelo jornal americano, diz respeito à verificação dos dados do cartão de crédito do utilizador e à confirmação se existem ligações directas a instituições policiais.
As fontes ouvidas pelo New York Times dizem, no entanto, que o programa nasceu, em parte, para salvaguardar a segurança dos funcionários da Uber em países como França, Quénia ou Índia, onde existem várias queixas de agressões por parte de taxistas locais.
Em comunicado, a Uber justifica a utilização desta ferramenta: “Este programa nega pedidos a utilizadores que estão a violar os nossos termos de serviço – sejam pessoas que pretendam agredir fisicamente os nossos motoristas, concorrentes que procurar interromper as nossas operações” ou para planear “ciladas”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGURANÇA, WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar

WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar O mensageiro mais usado no mundo acaba de ganhar um recurso que oferece bem mais segurança aos usuários. A partir de agora, é possível ativar uma autenticação em duas etapas para logar no aplicativo do WhatsApp e impedir que terceiros acessem a sua conta usando o chip e o número de telefone. A atualização foi realizada ao mesmo tempo para os mais de 1,2 bilhão de usuários de Android, iOS e Windows Phone — a versão Web aparentemente foi deixada de fora, ao menos por enquanto. O recurso não está ativado por padrão e não é obrigatório, o que significa que você pode optar por acionar ou não a novidade.   Saiba mais:  Finalmente: Instagram coloca pesquisa na versão web.  Nessa autenticação, qualquer tentativa de verificar o seu número de telefone no WhatsApp só ocorre após você digitar uma senha de seis números, escolhida anteriormente pelo usuário. Como ativar 1)  É muito fácil: abra o a
Na prática: veja como a tecnologia pode melhorar o setor de TI de uma empresa 21/02/2017 Postado às 12h20 Representantes da fabricante global Bosh explicam como melhorar a entrega de serviço de TI com SAP HANA na plataforma IBM POWER8. Confira: Veja Também; Aplicativo já pode substituir o anticoncepcional na Europa; entenda o sucesso

A Revolução dos Micro-Momentos

O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micro-momentos – minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor. Leia mais sobre esse novo modelo mental para o marketing. simples ato de buscar e resolver algo pelo celular pode parecer muito comum nos dias de hoje. O que de fato é, uma vez que  94% dos usuários  de  smartphones  procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e  80% dos brasileiros  que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar, segundo recentes pesquisas do Google. É aqui que reside o ponto que muitas marcas ainda não prestaram a devida atenção. Os hábitos do consumidor mudaram graças à massificação do smartphone, no mundo e no Brasil. Por aqui, a internet já ultrapassou todas as outras mídias em