Pular para o conteúdo principal

6 dicas para fazer a manutenção da ISO 9001 em sua empresa!





6 dicas para fazer a manutenção da ISO 9001 em sua empresa!


Obter a certificação ISO 9001 é importante para atestar o nível da gestão da qualidade, mas é ainda mais importante pensar na manutenção. Ao final de um ano, é necessário submeter a empresa a uma nova avaliação — que oferece ou não a recertificação.
Para que todo o esforço em obter a certificação não seja desperdiçado, é fundamental realizar a manutenção da ISO 9001. Por isso, veja a seguir 6 dicas de como realizar esse processo com sucesso.

Defina o método de implementação adequado para sua empresa

A manutenção da ISO 9001 exige uma série de atividades que precisam ser controladas de perto e mantidas dentro de certos parâmetros para que a gestão continue amadurecendo. Apesar disso, cada empresa possui suas próprias necessidades e particularidades.

Com isso, é fundamental definir qual método de implantação é o mais adequado para sua empresa. Pode-se realizar ações a cada trimestre, dividir as ações por setores ou então realizar tudo de maneira ágil e contínua.

Realize diagnósticos e planejamentos

Também é importante realizar diagnósticos internos e planejamentos, inclusive baseados no método de implantação. A partir desses diagnósticos, é possível identificar quais são os processos mais problemáticos, por exemplo.
Com o planejamento, é possível definir quais são as ações necessárias para conseguir obter o máximo de resultado em qualidade.

Tenha ciclos de treinamento

Depois de obter a certificação ISO 9001 e durante o período de manutenção, é provável que surjam novas necessidades de mercado, novas tecnologias e novos padrões de exigência. Para manter o selo ISO, é fundamental que os colaboradores acompanhem todas essas transformações.
Assim, é recomendado que os colaboradores passem por, pelo menos, um ou dois ciclos de treinamento durante esse período de manutenção, de modo a garantir a reciclagem e a fixação dos padrões de qualidade.

Envolva os colaboradores nessa manutenção

Além de serem treinados continuamente, os colaboradores também precisam estar envolvidos. Não há qualidade sem a participação de quem mais influencia os processos, então é necessário que todos estejam cientes da importância dessa manutenção.
Esse envolvimento gera um comprometimento em manter os níveis de qualidade correspondentes à ISO 9001, o que favorece a recertificação ao final do período.



Faça auditorias internas
As auditorias internas servem como uma espécie de teste para apontar quais são os pontos críticos que ainda estão fora do padrão ou que precisam ser acompanhados de perto.
Assim, é importante realizar auditorias internas como forma de identificar quais pontos podem prejudicar a manutenção.
Depois da auditoria interna, devem ser realizados planejamentos específicos sobre os pontos encontrados, de modo a garantir o sucesso da manutenção.

Considere o auxílio de uma empresa de planejamento e desenvolvimento de softwares

tecnologia tem um papel importante para a obtenção da ISO 9001 e um papel ainda mais fundamental para a sua manutenção. Com o uso de softwares focados em gestão da qualidade é possível realizar integrações entre processos e obter melhores resultados em geral.
Por isso, é fundamental considerar contar com o apoio de uma empresa especializada em desenvolver soluções desse tipo em busca de fazer a manutenção da certificação.
A manutenção da ISO 9001 na sua empresa é possível se houver um foco em planejamento, reconhecimento de resultados, envolvimento e capacitação dos colaboradores, além do uso de tecnologia. Nesse sentido, inclusive, é indispensável contar com uma empresa especializada e focada em desenvolver soluções e softwares voltados para a gestão da qualidade.
Para levar a qualidade do seu negócio ao nível máximo, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGURANÇA, WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar

WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular; veja como ativar O mensageiro mais usado no mundo acaba de ganhar um recurso que oferece bem mais segurança aos usuários. A partir de agora, é possível ativar uma autenticação em duas etapas para logar no aplicativo do WhatsApp e impedir que terceiros acessem a sua conta usando o chip e o número de telefone. A atualização foi realizada ao mesmo tempo para os mais de 1,2 bilhão de usuários de Android, iOS e Windows Phone — a versão Web aparentemente foi deixada de fora, ao menos por enquanto. O recurso não está ativado por padrão e não é obrigatório, o que significa que você pode optar por acionar ou não a novidade.   Saiba mais:  Finalmente: Instagram coloca pesquisa na versão web.  Nessa autenticação, qualquer tentativa de verificar o seu número de telefone no WhatsApp só ocorre após você digitar uma senha de seis números, escolhida anteriormente pelo usuário. Como ativar 1)  É muito fácil: abra o a
Na prática: veja como a tecnologia pode melhorar o setor de TI de uma empresa 21/02/2017 Postado às 12h20 Representantes da fabricante global Bosh explicam como melhorar a entrega de serviço de TI com SAP HANA na plataforma IBM POWER8. Confira: Veja Também; Aplicativo já pode substituir o anticoncepcional na Europa; entenda o sucesso

A Revolução dos Micro-Momentos

O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micro-momentos – minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor. Leia mais sobre esse novo modelo mental para o marketing. simples ato de buscar e resolver algo pelo celular pode parecer muito comum nos dias de hoje. O que de fato é, uma vez que  94% dos usuários  de  smartphones  procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e  80% dos brasileiros  que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar, segundo recentes pesquisas do Google. É aqui que reside o ponto que muitas marcas ainda não prestaram a devida atenção. Os hábitos do consumidor mudaram graças à massificação do smartphone, no mundo e no Brasil. Por aqui, a internet já ultrapassou todas as outras mídias em